16 setembro, 2010

Igreja Nossa Srª do Rosario a Mais Antiga do Brasil

A Igreja Nossa Senhora do Rosário está localizada no Sitio Histórico da Prainha, no Município de Vila Velha, é resultante da ampliação da mais antiga capela edificada na Capitania do Espírito Santo e foi construída pelo seu primeiro donatário, Vasco Fernandes Coutinho, em 1535. Esta igreja é um marco da colonização do solo espírito-santense.

Construída em 1573, é a igreja mais antiga do estado e a quarta mais antiga do país. Ao seu lado, palmeiras imperiais emolduram o ambiente. Sua fachada, reconstruída no século XVIII, exibe o brasão de Portugal.



Descoberta de relíquias em Vila Velha

Fonte: Jornal A Tribuna - 19/08/2005

A descoberta de um documento antigo do Vaticano comprovou a existência de restos mortais de dois santos na Igreja do Rosário, localizada na Prainha, em Vila Velha.

O pergaminho foi encontrado por um fiel no lixo, durante a reforma do local em 1990, e só agora chegou às mãos da Igreja. Pequenos fragmentos dos ossos de São Liberato e São Colombo estavam na chamada Pedra d'Ara, que fica no altar.

Segundo o pesquisador Jair Santos, que fez a descoberta, o documento, em latim medieval, possui os selos e símbolos do cartório eclesial do Vaticano e data de 1771.

"Isso é fonte primária da história da Igreja no mundo, que está sendo contada agora, aqui em Vila Velha. O documento também ajuda a comprovar a data em que esta igreja foi elevada a paróquia", disse.

Ele contou que era costume da Igreja Católica dar a Pedra d'Ara com relíquias, fragmentos de ossos ou roupas de santos e mártires, sempre que uma igreja se tornava paróquia.

"No caso do Brasil, a pedra vinha de Portugal vazia, junto com o donatário, e depois o Vaticano enviava as relíquias e o documento. Estudos apontam que a Igreja do Rosário, construída em 1565, virou paróquia em 1750, e esse documento comprova isso", disse.

O fiel que encontrou o documento o guardou em sua casa por mais de 10 anos. No último mês de junho, ele leu o livro "A Igrejinha do Rosário e a presença de Vasco Fernandes Coutinho", escrito por Jair, contando a história do local, e se deu conta da importância do pergaminho.

Foram mais de três horas para abrir a pedra e comprovar a existência de pequenos fragmentos. Eles foram analisados na Clínica Radiológica Santa Ana, que comprovou que se tratam de ossos.

"Isso não altera nada. Todo altar tem relíquias. O importante é que o documento confirma o ano possível do decreto da paróquia, que queríamos descobrir. Ainda estamos finalizando estes estudos", contou o frei Ladir Antoniazzi, responsável pela Igreja.

O resultado das pesquisas será apresentado ao público no dia 7 de outubro de 2005, dia de Nossa Senhora do Rosário.

A assessoria de comunicação da Arquidiocese de Vitória informou que a descoberta não foi comunicada oficialmente, mas confirmou que a prática de presentear as novas paróquias com pedra e relíquias era comum.



5 comentários:

Anônimo disse...

Ainda irei conhecer essa cidade.
MAnu

Anônimo disse...

Tive o prazer de conhecer vila velha, ano que vem se tudo ter certo eu voltarei. by luna

Anônimo disse...

Adorei os videos, deu para conhecer um pouco desta cidade. quem sabe um dia eu nao conheça?

Anônimo disse...

Adorei os videos, deu para conhecer um pouco desta cidade. quem sabe um dia eu nao conheça?

Anônimo disse...

Não sabia que o Estado do Espirito Santo tinha tantas belezas, parabens para quem criou o site, pois vc compartilha belezas com todos nós internautas